Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 8 Mensagens ] 
  Visualizar Impressão

Lagosta Vermelha (Lagostim)
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 27 Ago 2009 10:02 

Data de registro: 25 Jun 2009 20:59
Pergunta enviada a mim através do site http://Peixesornamentais.info :
Opinem a vontade.

De: Amanda
Bom dia, eu tenho um casal de lagosta vermelhas, elas vivem em um aquario de 50 litros d'água, o macho aparentemente está dando indicio que vai trocar de casca, tem algum perigo da fêmea mata-lo ?
Como eu soube que elas comem peixe, só para diversificar o seu paladar, eu peguei uns guarus do tanque e pus pra elas, mas elas não conseguem come-los, ai comprei uns neons, e sumiu 3 deles.........eu gostaria de saber o que posso por junto com elas pro aquario não ficar mto vazio, tenho dois caramujos, mas um foi atadaco pelo macho. Rãs albinas, carangueijos, existe algum animal que eu possa colocar com ela e que eles vivam em perfeita harmonia ? VC tem alguma dica sobre as lagostas ?

Amanda,

Um aquário ideal para lagostas vermelhas (lagostim) deve possuir muitas tocas para que possam se esconder e se proteger da claridade (não são muito "chegados" numa claridade). Quando há trocas de pele, o lagostim fica indefeso e corre-se o risco sim de ele ser devorado por outro lagostim. Taí mais um motivo para ter sempre muitas tocas pelo aquário. E quanto maior o tamanho do aquário, menor a possibilidade de se encontrarem nessa hora...

Quanto à possíveis "companheiros" para os lagostins, fica difícil escolher, pois de modo geral, não são recomendados para aquários comunitários. Minha recomendação seria para que se fosse escolher algum peixe para estar junto, que sejam peixes maiores e mais rápidos (peixes lentos ou pequenos são presas mais fáceis para ele).

Espero ter ajudado,

Luiz
http://peixesornamentais.info
http://www.leilaovirtual.info
(0xx11) 9999-2200

Re: Lagosta Vermelha (Lagostim)
MensagemEnviado: 27 Ago 2009 21:16 

Data de registro: 29 Mai 2009 12:10
Olá Amanda,

Eu tive este problema no meu aqua, uma das lagostas (lagostim) trocou à casca a outra foi lá e matou e só fui me informar disso após o acontecido. Comprei outra lagosta para substituir aquela que havia sido "morta", após algum tempo de convívio uma delas ficou sem uma das garras por um provável ataque da sua companheira, porém quando houve a troca de casca a garra voltou a se regenerar. Agora uma coisa é certa, se elas já andaram se estranhando provavelmente só irão sossegar quando uma matar a outra.
No meu caso eu nunca consegui identificar se era macho ou fêmea.

Saudações.

MensagemEnviado: 27 Ago 2009 23:21 

Coloquei no meu site um texto antigo, mas que nos faz pensar....vou transcrever aqui:

"Lagostim macho se finge de fêmea para agradar a "chefe"
Antes humilhado do que morto. Para evitar ser retalhado e comido por um macho dominante, um tipo de lagostim se finge de fêmea e os dois animais praticam uma falsa cópula. Comum entre mamíferos, o comportamento é visto pela primeira vez em um invertebrado.
O estudo foi feito com o lagostim de água doce Procambarus clarkii por Fadi Issa e Donald Edwards, da Universidade Estadual da Geórgia, em Atlanta (EUA). Está publicado na revista científica "Current Biology".
"Os lagostins tentam estabelecer uma hierarquia para determinar o acesso a recursos escassos. Se eles diferem muito em tamanho, o menor imediatamente assume a subordinação. "Mas animais com tamanhos parecidos sofrem uma escalada de violência", disse Edwards.
Os dois ficam se exibindo um para o outro, urinando para indicar que são saudáveis, e começam a se empurrar. A briga não pára por aí: os dois lutam com as garras, tentando atingir suas partes moles. É quando pode surgir a falsa cópula, de comum acordo. O macho dominante monta a "fêmea" e cessa a violência. Nesses casos, todos os lagostins que adotaram a posição passiva de fêmea sobreviveram as primeiras 24 horas de interação em aquário.
Já metade dos lagostins subordinados que não aceitaram a "humilhação" foram mortos nessas 24 horas.
"O comportamento copulatório já provê um meio para dois animais estranhos interagirem sem violência. No caso dos lagostins, o mesmo comportamento foi adaptado - ou ritualizado - para significar a formação da hierarquia de dominância", diz o pesquisador de Atlanta.
O dominante também tem a vantagem de não correr o risco de um ferimento, que pode ser letal depois.
Os pesquisadores acham que a incidência do fenômeno foi alta por se tratar de testes em aquários pequenos, onde não havia fuga possível para o dominado, mas afirmam que sem dúvida ele existe na natureza. (Ricarod Banalume Neto/ Folha Online)"

Pergunta que não quer calar... Será que você não tinha 2 machos ao invés de 1 casal?

Atenciosamente,

Luiz
(0xx11) 9999-2200

MensagemEnviado: 01 Set 2009 18:55 
Moderador
Moderador

Data de registro: 15 Abr 2009 16:54
Fala Galera RDoce,

Amanda,

Seja bem vinda a RD, por favor sinte-se em casa...

O principal, que era separa os dois, vc já fez. Agora é dar tempo para a fêmea se recuperar. E isso pode demorar algumas ecdises (ou mudas, as "trocas de cascas"...), mas ela vai regenerar os membros perdidos.

Para que vc consiga manter os dois juntos, um aqua maior com bastante esconderijos e tocas teria que ser providenciado, pois os espaços para se esconder e escapar dos ataques são poucos. Caso vc não tenha como providendicar um aqua maior, o melhor mesmo é manter os dois separados.

Sobre os peixes, os Lagostim podem predar eles sim, desde que tenham a chance. Pode demorar, mas eles começariam a pegar os Guarus.

Beijunda...

ENFORCADO REEF: www.reefdeep.org/viewtopic.php?f=18&t=95

MensagemEnviado: 05 Set 2009 19:42 

Pergunta enviada a mim através do site http://Peixesornamentais.info :
Opinem a vontade.

De: Gustavo
Bom dia, meu aquario possui duas lagostas de agua doce, uma delas está diferente, esta com alguns pontos de manchas brancas e muito quieta ou melhor parada, não tenho experiência em aquariofilismo então não consigo perceber oq realmente esta acontecendo com ela, oq devo fazer?

Olá Gustavo,

Poderia postar mais detalhes do aquário?
- Qual o tamanho dele?
- Como está com relação à decoração, tocas, filtragem?
Quanto mais informações você postar, mais fácil podermos te ajudar em sua dúvida.

ATenciosamente,

Luiz
(0xx11) 9999-2200

MensagemEnviado: 18 Dez 2009 11:47 
Moderador
Moderador

Data de registro: 15 Abr 2009 16:54
Fala Galera RDoce,

Luiz e Gustavo,

Pela descrição, mais parada e com alguns pontos brancos, acredito que possa ser a Ecdise, também chamada de "muda", que nada mais é do que a troca do exoesqueleto da lagosta para que ela continue crescendo.

Beijunda...

ENFORCADO REEF: www.reefdeep.org/viewtopic.php?f=18&t=95

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 8 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas